terça-feira, 30 de junho de 2009

A Importância do Voto em Branco

Consequência directa da despropositada, ainda que estatutariamente aceitável, demissão em bloco dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica, a antecipação das eleições impediu a materialização de várias alternativas e uma adequada e tão necessária discussão dos problemas internos do Clube.

Não obstante ser bastante discutível a razoabilidade da data estatutariamente definida para a realização das eleições, a sua antecipação não visou outra coisa que não a defesa de interesses pessoais e não a defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica.

Esta sobreposição de interesses pessoais a interesses colectivos, grave em si, é mais grave ainda no caso particular por:
· Representar, por parte dos mais altos dirigentes do clube, uma traição aos valores fundamentais e distintivos do Sport Lisboa e Benfica;
· Não garantir a Luís Filipe Vieira, por maior que possa vir ser a sua vitória nas eleições, um capital de legitimidade que lhe permita enfrentar com a necessárias tranquilidade eventuais dificuldades que se lhe deparem;
· Desacreditar a luta pela transparência do futebol português na qual Luís Filipe Vieira se empenhou;
· Promover activamente o divisionismo entre benfiquistas.

Nas actuais circunstâncias, é fundamental que todos aqueles que não se revêem nem nas jogadas de Luís Filipe Vieira nem na candidatura de Bruno Carvalho (a quem gostava de demonstrar aqui o meu apreço por, num ambiente muito adverso, ter tido a coragem e a capacidade de ir à luta) percebam que têm ainda um papel muito relevante a desempenhar nestas eleições. Para todos estes, o voto em branco é a única alternativa válida.

Nas eleições do Sport Lisboa e Benfica os votos em branco são apurados. Recorde-se, por exemplo, que, em 2006, Luís Filipe Vieira, tendo concorrido sozinho ao cargo de Presidente da Direcção obteve 95,6% dos votos expressos pelos 7.846 sócios que exerceram o seu direito (dos, à data, cerca de 97 mil aptos a votar).

Ao contrário da abstenção, o voto em branco tem expressão eleitoral.

Ao contrário da abstenção o voto em branco permite marcar uma posição. Ao contrário da abstenção o voto em branco tem que ser lido por Luís Filipe Vieira como uma mensagem, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que não pactuam com jogadas rasteiras, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que exigem mais do que aquilo que lhes tem sido entregue, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que acreditam que as razões para o sucesso ou insucesso do nosso clube são principalmente internas e não externas, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que exigem ao Presidente da Direcção respeito pelos princípios que tornaram o Sport Lisboa e Benfica o maior clube nacional e uma indiscutível referência a nível internacional.

______________________________________

Ainda sobre o tema:

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/942851.html
http://ndrangheta.blogspot.com/2009/06/o-porque-de-votar-em-branco.html
http://veultras.blogspot.com/2009/06/as-eleicoes-as-eleicoes.html
http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/06/eleicoes-antecipadas-pressa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário