terça-feira, 12 de maio de 2009

O Capitão

Ao longo das últimas semanas muitas têm sido as notícias relativas à renovação do contrato de Nuno Gomes. Como é habitual no Benfica, também esta renovação se viu transformada numa novela que se vai prolongando indefinidamente.



Para justificar a necessidade da renovação, muitos têm vindo a reforçar o papel fundamental de Nuno Gomes no seio do grupo, enquanto líder e transmissor do espírito benfiquista. A mim, pessoalmente, estas afirmações fazem-me alguma confusão.

Eu, se tivesse que escolher o jogador que melhor representa o Benfica dos últimos 15 anos, escolhia o Nuno Gomes. Porquê? Porque, não obstante o seu talento, não consigo deixar de ver em Nuno Gomes um jogador psicologicamente frágil, extremamente irregular e sem capacidade de afirmação nos momentos decisivos. Por muito que me esforce, não vejo naquele jogador que sistematicamente se lamenta de mais um golo fácil displicentemente falhado o líder que afirmam ser.

Em 10 anos de Benfica, Nuno Gomes ganhou 4 títulos. Não 4 campeonatos, 4 títulos, onde se incluem uma Super Taça e uma Taça da Liga.



Ainda há pouco, Nuno Gomes afirmava o seu orgulho nos títulos conquistados. É normal, mas tivesse ele afirmado igualmente a sua vergonha por em 10 anos só ter conquistado 4 títulos e a minha ideia dele poderia ter mudado...


1 comentário: