terça-feira, 30 de junho de 2009

A Importância do Voto em Branco

Consequência directa da despropositada, ainda que estatutariamente aceitável, demissão em bloco dos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica, a antecipação das eleições impediu a materialização de várias alternativas e uma adequada e tão necessária discussão dos problemas internos do Clube.

Não obstante ser bastante discutível a razoabilidade da data estatutariamente definida para a realização das eleições, a sua antecipação não visou outra coisa que não a defesa de interesses pessoais e não a defesa dos interesses do Sport Lisboa e Benfica.

Esta sobreposição de interesses pessoais a interesses colectivos, grave em si, é mais grave ainda no caso particular por:
· Representar, por parte dos mais altos dirigentes do clube, uma traição aos valores fundamentais e distintivos do Sport Lisboa e Benfica;
· Não garantir a Luís Filipe Vieira, por maior que possa vir ser a sua vitória nas eleições, um capital de legitimidade que lhe permita enfrentar com a necessárias tranquilidade eventuais dificuldades que se lhe deparem;
· Desacreditar a luta pela transparência do futebol português na qual Luís Filipe Vieira se empenhou;
· Promover activamente o divisionismo entre benfiquistas.

Nas actuais circunstâncias, é fundamental que todos aqueles que não se revêem nem nas jogadas de Luís Filipe Vieira nem na candidatura de Bruno Carvalho (a quem gostava de demonstrar aqui o meu apreço por, num ambiente muito adverso, ter tido a coragem e a capacidade de ir à luta) percebam que têm ainda um papel muito relevante a desempenhar nestas eleições. Para todos estes, o voto em branco é a única alternativa válida.

Nas eleições do Sport Lisboa e Benfica os votos em branco são apurados. Recorde-se, por exemplo, que, em 2006, Luís Filipe Vieira, tendo concorrido sozinho ao cargo de Presidente da Direcção obteve 95,6% dos votos expressos pelos 7.846 sócios que exerceram o seu direito (dos, à data, cerca de 97 mil aptos a votar).

Ao contrário da abstenção, o voto em branco tem expressão eleitoral.

Ao contrário da abstenção o voto em branco permite marcar uma posição. Ao contrário da abstenção o voto em branco tem que ser lido por Luís Filipe Vieira como uma mensagem, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que não pactuam com jogadas rasteiras, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que exigem mais do que aquilo que lhes tem sido entregue, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que acreditam que as razões para o sucesso ou insucesso do nosso clube são principalmente internas e não externas, uma mensagem de que há sócios do Sport Lisboa e Benfica que exigem ao Presidente da Direcção respeito pelos princípios que tornaram o Sport Lisboa e Benfica o maior clube nacional e uma indiscutível referência a nível internacional.

______________________________________

Ainda sobre o tema:

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/942851.html
http://ndrangheta.blogspot.com/2009/06/o-porque-de-votar-em-branco.html
http://veultras.blogspot.com/2009/06/as-eleicoes-as-eleicoes.html
http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/06/eleicoes-antecipadas-pressa.html

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Da seriedade ou da falta dela



Ainda há menos de uma semana nos apresentaram Luís Filipe Vieira como o novo D. João IV que teria promovido a antecipação das eleições apenas para impedir a iminente tomada do Benfica pelos espanhóis.


Hoje assistimos à assinatura de um contrato que vincula o Sport Lisboa e Benfica por 12 anos, doze anos, com uma cervejeira inglesa. Convém salientar que doze anos equivalem a quatro mandatos presidenciais.


Por muito interessantes que os números envolvidos possam parecer, qual é a legitimidade da actual direcção do SLB para, a uma semana da eleição dos órgãos sociais do SLB, assinar um contrato a 12 anos com a esta relevância?


Não são estes os mesmo senhores que se andam sempre a queixar, e bem, de contratos que vinculam o SLB a longo prazo?


Por uma questão de decoro mínimo, convinha que a Direcção prestasse alguns esclarecimentos sobre este contrato, nomeadamente:


  • No que ao equipamento da equipa de futebol diz respeito, a Sagres é o patrocinador secundário, substituindo apenas o BES, ou irá futuramente ocupar igualmente o espaço actualmente preenchido pelas empresas do Grupo PT?

  • O contrato atribui ao SLB alguns direitos de renegociação das condições contratuais caso as condições de mercado assim o devam ditar (nomeadamente se alguns outro clube português assinar um contrato similar com condições mais favoráveis)?

  • Qual o montante efectivamente envolvido (inicialmente falou-se em quatro milhões por ano durante 10 anos, para na apresentação se falar num montante superior a 2 milhões durante 12 anos)?

  • Como será pago o montante acordado? De forma faseada ou à cabeça?

Por muito que nos queiram fazer crer que a situação financeira do SLB respira saúde, a assinatura de contratos com estas características apenas se pode justificar com uma necessidade absoluta de antecipação de receitas.

domingo, 21 de junho de 2009

Angústia

Podemos gostar muito ou pouco de Luís Filipe Vieira. Podemos achar que ele é, ou não, a melhor alternativa para a Presidência do Sport Lisboa e Benfica. Eu pessoalmente, como é fácil de verificar, gosto pouco e considero que o seu desempenho seria superável com relativa facilidade.

Não me custa compreender que, ao contrário de mim, haja quem ache precisamente o contrário. Mas confesso que me custa muito o regozijo que verifico em muitos sempre que uma ou outra alternativa reconhece que, em função da jogada de Vieira, não ter condições de disputar as eleições.

Ao contrário do que muitos pensam, a ausência de escolha não nos engrandece!

terça-feira, 9 de junho de 2009

A entrega









Entregaram-nos isto

A promessa


Prometeram-nos isto


Mais que um direito, um dever!


Considerando a despudorada sobreposição dos interesses pessoais dos principais responsáveis pelos órgãos sociais do Sport Lisboa e Benfica aos interesses do próprio clube, a apresentação de uma candidatura à presidência da Direcção, mais que um direito, passa a ser um dever!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Pequeno Ditador


Luís Filipe Vieira vê o Sport Lisboa e Benfica como uma coutada particular da qual é o senhor absoluto.
Com o objectivo de negar aos demais sócios do Sport Lisboa e Benfica o exercício pleno dos seus direitos, Vieira dedica-se a golpes palacianos, comportamento típico de um qualquer ditador africano para quem a preservação do poder justifica tudo.
Se outras razões não houvesse para não votar em Luís Filipe Vieira nas próximas eleições, esta jogadazinha cobarde seria suficiente.

Viera não tem o mínimo de consciência histórica e desrespeita sistematicamente os valores que fizeram do Sport Lisboa e Benfica o maior clube português e um dos maiores clubes do mundo.

E a Pesca Desportiva, não conta?

PESCA DESPORTIVA - Benfica vence em Penafiel
08/06/2009

Teve lugar no passado fim de semana, em Penafiel, mais uma edição anual da prova de Novelas.

Resultados:
Sábado: Rui Gomes - 2º e Joaquim Miguel - 1º
Domingo: Rui Gomes - 5º e Joaquim Miguel - 3º
Equipas:1.º S.L.B. - 11 Pontos; 2.º Associação Recreativa Novelense - 16 Pontos; 3.º Futebol Clube do Porto - 17 Pontos
Individual:1.º João Paulo (Novelense); 2.º Joaquim Miguel (S.L.B.); 3.º Paulo Pereira (F.C.P.)

___________________________________

Sem desprimor pelas modalidades, elemento fundamental da grandeza do Sport Lisboa e Benfica, sempre que vejo a diligência com que certas tabelas são actualizadas não consigo deixar de me lembrar de um grande amigo que nos tempos da primária tão orgulhoso ficava dos títulos de ping-pong do seu Sporting!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Somos todos parvos!

Carlos Móia lamenta "porrada" a LF Vieira
RTP Publicado: 2009-06-03 12:47:09 Actualizado: 2009-06-03 13:26:27
Por: André Calado da Silva

Utilizando uma expressão futebolística, "nesta altura do campeonato", Carlos Móia, presidente da Fundação Benfica e mandatário da candidatura de Luís Filipe Vieira nas últimas eleições, garantiu na Antena 1 que nem o próprio Vieira sabe se vai ou não a eleições.

"Não sei se ele é candidato, penso que estará a pensar se é ou não. Ele pode não ser candidato porque está farto de levar «porrada». Houve coisas mal feitas porque ninguém é perfeito mas esta «porrada» toda tem cansaço", desabafa o presidente da Fundação Benfica.

Carlos Móia diz mesmo que nuns dias Luís Filipe Vieira está inclinado para avançar mas noutros para se afastar."Uns dias é capaz de ter vontade, noutros não. Não sabemos se ele é candidato", referiu.

Carlos Móia faz a defesa do amigo mas também lembra que falta ao clube aquilo que mais pedem os adeptos: resultados desportivos."O Luís Filipe Vieira é um dirigente já com 11 anos. Ele já fez tudo pelo Benfica. Penso que, se ele tiver que fazer um programa eleitoral, pouco tem que acrescentar. Está praticamente tudo feito mas faltam resultados desportivos", declarou.

Nesta entrevista à Antena 1, o presidente da Fundação Benfica avisa os sócios para a candidatura irresponsável de Bruno Carvalho."Quando digo que o Luís Filipe Vieira não teve resultados desportivos, também aqui o digo que aqui estarei para julgar também (se Bruno Carvalho for eleito). Quando vejo um candidato (Bruno Carvalho) dizer que se ele for presidente o treinador naquele momento se vai embora para entrar o Carlos Azenha, isto é de uma irreflexão de um candidato que não noção que é preciso arranjar 3,5 Milhões de euros para pagar ao actual treinador do Benfica. Vejo irresponsabilidade neste candidato", acusa Carlos Móia.Ficam os avisos de alguém muito próximo de Luís Filipe Vieira, mandatário da última candidatura, presidente da Fundação Benfica mas que fique claro: "sem Vieira na presidência, o lugar é imediatamente colocado à disposição"."Quando falo, sendo amigo de Luís Filipe Vieira, parece um pouco a situação de um «puxa-sacos» que está a apoiar qualquer situação. Espero que ele faça parte dos candidatos. Imediatamente no dia seguinte às eleições coloco o lugar à disposição", concluiu.

__________________________

Dois dias depois de Luís Filipe Vieira ter tentado levar os presidentes dos demais órgãos sociais do SLB a demitirem-se com o objectivo de antecipar as eleições e poder concorrer face a uma oposição imaginariamente mais fragilizada, era inevitável procurar fazer passar a mensagem de que o querido líder, não obstante todas as provações que o fazem passar e toda a ingratidão que o rodeia, não deseja recandidatar-se mas, a pedido de muitas famílias, lá irá fazer o esforço supremo de o fazer.

Curiosa ainda a referência a Bruno Carvalho, sempre ignorado e agora apenas mencionado para desviar as atenções daquele que realmente preocupa Luís Filipe Vieira. De mau gosto, no entanto, para o ainda Presidente, o pretexto da crítica. Efectivamente, se é irreflectido um candidato propor a substituição do treinador do Benfica sem ter a noção que é preciso arranjar 3,5 Milhões de euros para pagar ao actual, o que dizer de um Presidente que, num ano em que os prejuízos rondam já os 18 milhões de euros, contrata efectivamente um outro treinador sem ter essa mesma noção!